DESENVOLVIMENTO

Incentivo e independência!

>>> (2 anos e 2 meses) <<< RESUMO DE NOVEMBRO: Já consegue formar frases bem maiores e fazer seus próprios combinados. Está cada vez mais interessada em aprender e ser independente. Vamos ao tema do mês: Incentivo e independência!

Esse mês Dylana está focada em aprender a subir e a descer as escadas sem apoiar em nada. Não quer mais que a gente pegue na mão dela, mas também não está com segurança para descer sozinha, então só apoia um pouco segurando na nossa perna ou roupa.

No vídeo abaixo não sei quantas vezes subiu e desceu até chegar o momento em que gravei. Por mais que eu fique com medo dela cair, não deixo transparecer. Incentivei e ajudei até perceber que ela conseguia descer sozinha.

Na subida segurava a minha mão, pois ainda não tem força e impulso suficiente.

Para ter um aprendizado mais rápido, é preciso de incentivo e paciência! Às vezes mais paciência nossa, como por exemplo, essa questão da escada que quer subir e descer o tempo todo. Às vezes, mais paciência dela, como no exemplo abaixo:

Ela já sabia apertar o prendedor de roupa e sempre que pegava o prendedor de cabelo ficava tentando, sem conseguir. Fui com toda a paciência explicar a ela que não se apertava no meio e sim na borda e que precisava colocar mais força.

Enquanto ia tentando, eu pensava: “não é tão fácil assim, além de apertar tem que também impulsionar para trás…” Mesmo assim, continuei mostrando como fazer e logo minha pequena aprendeu. Ficou feliz da vida e eu também!

Graças a Deus ela é bem interessada e fala muito “o que é isso?”, “me ajuda”…

Sempre pegava qualquer pano e embolava fazendo de conta que estava dobrando. Um dia eu comecei falar cada movimento que estava fazendo e Dy ficou atenta observando todos os detalhes. Quando ela dobrava, eu sempre elogiava e dizia o que podia fazer para melhorar.

DICA: Sempre esteja atento ao que ele(a) se interessa e ensine! Mostre o passo a passo detalhado e verbalize cada movimento. Tudo isso ajuda muito no aprendizado.

Como só volto aqui ano que vem, agradeço a todos que estiveram conosco!

Aproveito para desejar um FELIZ NATAL e um ANO NOVO incrível para todos nós.

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.